domingo, 18 de abril de 2010

A DIFERENCIAÇAO DE SEXO NOS CANARIOS

Já tive vários "mestres" que me ensinaram a fazer a distinção entre os machos e as fêmeas, mas facilmente pude verificar que também se enganavam. Nas lojas que me venderam canários, a determinação do sexo foi sempre problemática.
A determinação do sexo faz-se por observação da região anal, que no macho se eleva acima do nível do abdómen (espero aperfeiçoar a técnica mas engano-me frequentemente).
A melhor forma de fazer a separação dos sexos é através do canto
Normalmente só cantam os machos. Apesar de algumas fêmeas conseguirem cantar não têm nem intensidade no canto nem variedade como os machos. Se é fácil encontrar um macho pelo canto o mesmo já não se pode dizer das fêmeas. Um canário pode não cantar e ser macho. (Quando estão na mudança das penas os machos também não cantam).
Os criadores podem facilmente conhecer os seus canários. O contacto diário, a observação do comportamento e o facto de os machos começarem a cantar com pouco mais de um mês de idade faz com que os criadores possam marcar através de anilhas de cores diferentes os machos e as fêmeas sem qualquer margem de erro. Assim, a melhor forma de não sermos enganados no sexo dos canários é comprá-los directamente à pessoa que se dedica à sua criação .

Nenhum comentário:

Postar um comentário